Confira as novidades liberadas para o seu produto

Fevereiro de 2021

 

Nos primeiros meses do ano, a equipe do BigBoost trabalhou para preparar o terreno para todas as novidades e inovações que serão lançadas ao longo do restante do ano no produto. Além desse trabalho, que traz mais desempenho e estabilidade para o produto, melhorando a experiência de todos os clientes, foram lançados também novos datasets e novas funcionalidades dentro da API. Também foram feitas várias melhorias em uma feature pouco conhecida do BigBoost, o portal de consultas. Leia abaixo mais detalhes sobre cada uma das novidades.

 

Melhorias no Portal aumentam a segurança dos usuários do BigBoost

O portal do BigBoost é uma tela de consulta que permite que qualquer cliente realize consultas ao serviço de forma manual. Serve para fazer verificações pontuais de dados, para apoiar e simplificar processos manuais, e para a realização de testes. Ele tem ainda uma série de funcionalidades de apoio ao trabalho de quem consulta dados, como a emissão de relatórios em PDF contendo os dados da pessoa ou empresa consultada.

Ao longo de Janeiro, implementamos uma série de melhorias de segurança dentro do portal, reforçando a proteção dos usuários no processo de login e em outras áreas da aplicação. O acesso ao portal é liberado para todos os clientes da BigDataCorp, não tendo nenhum custo adicional. Você paga apenas pelas consultas que realizar, da mesma forma que em nossa API. Acesse!

 

Novo dataset: “Momentos de Vida”

Uma das principais aplicações das informações que disponibilizamos para os nossos clientes é a análise comportamental, ou seja, entender melhor o comportamento das pessoas e empresas para descobrir qual o melhor momento de se vender um produto para elas, qual a melhor oferta a ser feita, ou mesmo se elas tem o potencial de abrir uma conta ou pegar um crédito no mercado. Já oferecemos, há alguns anos, dois datasets que falam especificamente sobre o lado comportamental das pessoas.

O dataset de Interesses e Comportamentos traz atributos que falam sobre o tipo de produto ou serviço que uma pessoa é mais propensa a consumir, bem como sobre outros comportamentos que ela tem no ambiente digital. Já o dataset de Indicadores e Características traz modelos comportamentais que desenvolvemos com base em outros dados, e que procuram identificar características menos óbvias de uma pessoa, como a estabilidade de emprego, o nível de empreendedorismo e o nível de litigiosidade da pessoa.

Para complementar esses datasets, trabalhamos ao longo dos últimos meses em um novo conjunto de atributos, que chamamos de “Momentos de Vida”. Esse novo dataset traz informações calculadas a partir de atributos disponíveis em outros conjuntos de dados para oferecer uma visão da presença de momentos relevantes na vida de um indivíduo, que tem o potencial de impactar o comportamento normal da pessoa. Dentro destes atributos estão incluídos indicadores da pessoa estar aposentada, de ser recém-casada, recém-formada na faculdade, ou mesmo de ter um filho recém-nascido.

Não podemos esperar para ver tudo que vai ser construído com esses novos dados. Querendo saber mais sobre eles, entre em contato com a gente!

 

Melhorias no modelo de renda aumentam assertividade do dataste de “Informações Financeiras”

Um dos trabalhos mais complexos que temos na empresa é a construção de inferências que ajudem os nossos clientes à entender o perfil sócio-demográfico das pessoas e das empresas. Os modelos de estimativa de renda (para indivíduos) e estimativa de faturamento (para empresas) são dois dos principais exemplos dessas inferências, utilizados por centenas de clientes para otimizar os seus processos e entender melhor a população.

A estimativa de renda é um caso particularmente interessante. Não existem fontes públicas que nos entreguem dados de renda dos indivíduos, então não temos elementos o suficiente para construir um modelo em uma abordagem tradicional (em termos mais técnicos, não temos uma variável resposta para modelagem). Desenvolvemos internamente então um modelo baseado em técnicas de clusterização e aproximação utilizando valores de referência e funções de ajuste em cascata.

Analisando os resultados obtidos junto à diferentes clientes, no entanto, percebemos que algumas situações específicas não estavam sendo consideradas corretamente pelo modelo, tais como a presença de múltiplos possíveis empregos para um indivíduo, ou a inércia salarial que deve ser assumida na ausência de dados recentes. Fizemos os ajustes necessários para passar a considerar esses fatores, resultando em uma melhora estimada (com base em amostras controladas) de mais de 30% no poder de classificação do modelo.

Se você ainda não experimentou ou não estava utilizando esse conjunto de dados, agora é uma boa hora para testar.

 

Novas possibilidades de filtro nos datasets

Em todos os nossos datasets, procuramos sempre retornar o máximo possível de informações que temos disponíveis. Retornamos todos os endereços, telefones e e-mails associados com uma pessoa ou empresa. Retornamos todo o histórico de exposição política para análises de compliance. Retornamos todos os registros de restituição de imposto de renda nos dados financeiros. Todas as notícias, todos os processos judiciais, e assim por diante.

Entendemos, no entanto, que muitas vezes a análise sendo realizada pelo cliente não necessita de todos os dados, mas de algum conjunto específico. Você pode querer olhar apenas para os telefones de trabalho, ou apenas para os processos criminais, sem ter que passar pela totalidade dos dados. No intuito de simplificar essa análise direcionada, implementamos uma série de melhorias e campos adicionais dentro da funcionalidade de filtragem dos retornos para os diferentes datasets.

Com isso, a implementação de processos de validação e verificação fica muito mais simples e direta. E, se você estiver sentindo falta de algum filtro que não encontrou na nossa documentação, fale conosco.

 

 

O BigBoost não para de melhorar. Descubra tudo que a maior plataforma de dados do Brasil pode fazer por sua empresa através da documentação do produto, ou marcando uma conversa com a gente.

BigDataCorp