O segundo semestre de 2021 já começa com uma série de novidades dentro do BigBoost. De datasets que atendem a solicitações antigas dos nossos clientes à novas informações e até novas “entidades” que podem ser consultadas no BigBoost, temos muito para contar para vocês. Como sempre, não deixe de acompanhar a documentação do produto para sempre estar por dentro das novidades.

 

 

Novas funcionalidades

API de Processamento em Batch

A API de Processamento em Batch recebeu uma série de novas chamadas para ajudar os usuários dessa funcionalidade do BigBoost. Dentre elas, podemos destacar a listagem de “jobs”, ou seja, de arquivos que foram postados pelo usuário para o sistema. Através dessa chamada, qualquer cliente pode recuperar o histórico de processamentos realizado e os processamentos em andamento, permitindo uma melhor gestão do ambiente como um todo.

Single sign-on no portal do BigBoost

No portal do BigBoost, que permite a consulta manual de informações de CPFs e CNPJs para operações que ainda não estão integradas com as nossas APIs, implementamos o protocolo de autenticação de single sign-on para os usuários, simplificando o acesso ao sistema e abrindo a porta para integração com outros mecanismos de autenticação que um cliente possa utilizar. Foram realizadas também uma série de melhorias de “qualidade de vida” na interação com o portal, melhorando a sua usabilidade e simplificando a forma como diversas tarefas são realizadas dentro dele.

 

Novos dados

Licenças e autorizações de empresas

O dataset de Licenças e Autorizações de Empresas, que reúne informações sobre todos os licenciamentos que uma empresa precisa para operar, das diferentes esferas do governo e órgãos de fiscalização, passou a incluir informações do registro das empresas na ANTT. Essas informações incluem tanto os dados atuais de referência do cadastro, quanto informações históricas, de cadastros já vencidos.

Servidores públicos

No dataset de Servidores Públicos, além de todas as informações já disponibilizadas hoje, passamos a retornar também o número de matrícula do servidor. Com isso, além de todas as informações relacionadas com os rendimentos dos servidores, e de todas as informações dos órgãos aos quais o servidor está associado, os clientes tem também acesso ao número que identifica o servidor nos sistemas do governo, permitindo verificações e consultas adicionais.

Certidão de nada consta

No dataset on-demand de Certidão de Nada Consta, além de devolver de forma estruturada, dentro do objeto JSON de retorno, todos os dados da certidão, o BigBoost agora retorna também o arquivo completo da certidão, em um formato comprimido (para reduzir o tempo de tráfego na rede das informações), e um indicador do mecanismo de compressão utilizado. Com isso, além de ter acesso aos dados para tomar decisões, nossos clientes passam também a ter a evidência da emissão da certidão em mãos para fins de armazenamento e auditoria.

Consulta ao SINTEGRA

No dataset on-demand de Consulta ao SINTEGRA, passamos a retornar, para empresas com cadastro no Distrito Federal, o número de cadastro fiscal do Distrito Federal. Com esse retorno adicional, os dados ficam mais completos, facilitando a automação de processos e a tomada de decisão.

 

Novas APIs de consulta

Endereços e processos judiciais

Nesse mês, lançamos duas novas APIs de consulta no BigBoost: a API de Endereços, e a API de Processos Judiciais. Cada uma dessas novas APIs permite a consulta de um novo tipo de entidade, fazendo com que o produto cubra uma quantidade maior de casos de uso, e possibilitando a automação de ainda mais processos.

Na API de Endereços, os clientes podem enviar para a BigDataCorp um endereço como o parâmetro de entrada, e receber como retorno diferentes tipos de informação, de estatísticas sócio-demográficas sobre esses endereços até informações governamentais relevantes para processos de concessão de crédito. Além de permitir o envio de endereços completos, a API de Endereços suporta também como entradas coordenadas geográficas (lat/long), ou níveis mais altos de endereçamento, como um CEP.

A API de Processos Judiciais, por sua vez, permite a consulta de processos judiciais individuais como entidades fundamentais, sem a necessidade de se tomar como ponto de partida uma das entidades envolvidas no processo. Assim, os clientes podem utilizar o número do processo como base para a consulta, e recuperar informações resumidas e detalhadas relacionadas com o mesmo (da mesma forma que já era possível nas APIs de Pessoas e de Empresas).

As duas APIs já nascem com datasets relevantes, tanto de informações básicas quanto de estatísticas relacionadas com a entidade sendo consultada. Além dos datasets básicos, uma série de novos datasets e datasets de parceiros estão sendo gradativamente adicionados as mesmas.

 

Novo Dataset

Presença em Apps e Plataformas

Esse dataset, disponível para consulta de empresas e de pessoas, retorna informações sobre a participação das entidades em diferentes aplicativos e plataformas digitais. No caso de indivíduos, isso cobre redes sociais, fóruns de perguntas e respostas, e outros tipos de plataforma de uso pessoal e profissional. No caso de empresas, além das plataformas de mídia, são cobertos também aplicativos de setores específicos, como apps de delivery ou de compras coletivas.

Validação de Contra-Cheques de Servidores Públicos no SIAPE

Esse dataset on-demand automatiza a consulta ao SIAPE para o processo de validação do contra-cheque apresentado por um servidor público. Com ele, é possível realizar essa validação de forma automática, reduzindo o custo de processos envolvendo servidores.

Consulta de Inscrição Municipal

Esse dataset on-demand complementa o dataset de consulta ao SINTEGRA, que permite a validação da inscrição estadual das empresas. Com ele, é possível verificar se uma empresa possuí inscrição municipal em diferentes cidades. Estamos aos poucos ampliando a cobertura da consulta para chegar em 100% dos municípios acima de 100.000 habitantes.

Validação de Documentos nas Juntas Comerciais

Esse dataset on-demand, disponível apenas para empresas, permite a validação de determinados tipos de documentos que são registrados e protocolados por empresas nas diferentes juntas comerciais dos estados. Com ele, é possível se otimizar processos de onboarding de CNPJs, reduzindo a quantidade de documentos solicitados.

Certificado SICAR

Esse dataset on-demand, disponível na API de Endereços, possibilita a validação de um certificado de demonstrativo de Cadastro Ambiental Rural, garantindo que a propriedade rural está com essa documentação em ordem. Sua principal aplicação é no processo de análise e concessão de crédito rural.

Biomas, Terras Indígenas e Zoneamento de Cana de Açúcar

Esses três datasets internos foram disponibilizados na API de Endereços para complementar o processo de análise de propriedades rurais para a avaliação de risco e a concessão de crédito agrícola / rural. São retornados dados referentes a cada um dos temas, associados com um endereço ou uma região geográfica, dependendo dos dados fornecidos na entrada.

Georeferenciamento

Um dos maiores problemas que o mercado enfrenta hoje é o processo de georeferenciamento de endereços. Embora muitas empresas tenham gasto valores significativos com a compra de processos de geocoding, a qualidade da maioria desses processos é ruim, e não resolve os problemas de negócios. Para resolver essas questões, lançamos o nosso dataset de georeferenciamento, que retorna as coordenadas geográficas para os endereços submetidos na entrada com um nível de qualidade superior a qualquer outro disponível hoje.

 

Novos Datasets de Parceiros

Validação de Telefones e Endereços nas Operadoras de Telefonia

Esse dataset, desenvolvido em conjunto com a Geofusion, traz informações sobre a natureza dos endereços que estão associados com as diferentes entidades (pessoas ou empresas), indicando se a região é metropolitana ou de interior, residencial ou comercial, e assim por diante. Esses dados podem ser utilizados para segmentação, análise, ou mesmo para apoiar a construção de modelos que usem dados geográficos como parte de seus parâmetros de entrada.

Dados de Parceiros na API de Endereços

Todos os datasets de parceiros que estavam disponíveis nas APIs de Pessoas e de Empresas, que eram associados às entidades através dos endereços relacionados com elas, passaram a estar disponíveis para consulta direta na API de Endereços, permitindo uma nova gama de aplicações dos dados que não requer uma entidade (CPF ou CNPJ) para consulta.

 

 

O BigBoost não para de melhorar. Descubra tudo que a maior plataforma de dados do Brasil pode fazer por sua empresa através da documentação do produto, ou marcando uma conversa com o time. Até o próximo e-mail!

Equipe BigBoost

BigDataCorp