Confira as novidades liberadas para o seu produto

Maio-Junho de 2021

 

Maio e Junho foram meses com tantas novidades e desenvolvimentos no BigBoost que a equipe nem teve tempo de comunicar tudo que foi lançado. Temos novos datasets, novos dados, novas integrações com parceiros, e muito mais. Leia abaixo mais detalhes sobre as principais novidades lançadas nos últimos mêses, e acompanhe a documentação do produto para sempre estar por dentro de tudo que está sendo lançado.

 

Novas funcionalidades:

Em 2020, lançamos no mercado uma funcionalidade revolucionária, de monitoramento de dados. Através dela, qualquer empresa consegue manter sua base de dados atualizada de forma automática, e receber atualizações e alertas sobre mudanças de status e novidades sobre qualquer um dos seus clientes, fornecedores ou produtos. Agora, a estrutura de funcionamento interno do processo de monitoramento foi redesenhada para dar aos clientes mais flexibilidade e eficiência no envio e recebimento de dados, beneficiando todos os clientes que já usam ou pretendem utilizar esse mecanismo em suas operações. Não só isso, mas a API de monitoramento também passou a permitir a consulta e listagem dos registros sendo monitorados, para maior controle e gestão do processo de forma independente.

Desde sua concepção original, a ideia por trás do BigBoost sempre foi de oferecer uma API moderna, que desse para todo e qualquer cliente o máximo possível de independência, não só nas próprias consultas aos dados, mas também no acompanhamento da sua utilização, gestão de contas e acessos, e monitoramento  de disponibilidade. Em Maio, lançamos uma série de melhorias na API de Estatísticas de Uso, trazendo mais dados sobre como os serviços estão sendo utilizados, quais datasets estão sendo consultados, os tempos de resposta de cada um deles de forma individualizada, e muito mais.

O BigBoost também conta, desde 2019, com a funcionalidade de chamadas assíncronas, ou seja, com a possibilidade de você fazer uma chamada e receber o retorno através de um webhook no momento em que o resultado estiver pronto. Lançamos agora a funcionalidade de monitoramento das chamadas assíncronas, através de uma consulta específica na API que permite ativamente verificar se o resultado da consulta está pronto ou não. Dessa forma, você pode disparar uma chamada assíncrona no BigBoost e, ao invés de ficar aguardando o retorno em um webhook, simplesmente verificar posteriormente o resultado obtido.

A segurança dos dados que processamos sempre foi uma das maiores preocupações da BigDataCorp. Fomos uma das primeiras empresas de dados do Brasil a suportar apenas a troca de informações através do protocolo HTTPS, que garante a criptografia dos dados em trânsito. Agora, para aumentar ainda mais a proteção da informação, a API de Processamento em Batch passa a suportar a criptografia dos arquivos enviados, trazendo uma camada nova de segurança para os dados trocados.

Por fim, o Portal de Consultas do BigBoost, que permite a consulta pontual à informações de forma manual, e apoia operações como mesas de análise de fraude e de crédito, agora está totalmente traduzido para o inglês. O cliente pode optar pelo idioma de exibição da interface através de um botão simples na tela.

 

Novos dados:

Como sempre, esse mês incluímos diversas novas informações nos datasets existentes, adicionando mais valor às chamadas realizadas por nossos clientes sem aumentar o custo. No dataset de dados cadastrais básicos de pessoas físicas, foram adicionados os dados de quantidade de homônimos (que indica quantas pessoas no país possuem exatamente o mesmo nome que o indivíduo consultado) e o estado civil (indicando se a pessoa é casada, solteira, ou algum outro estado). No dataset de dados cadastrais básicos de empresas, foram incluídas uma série de informações históricas, relacionadas com as mudanças nos dados das empresas, como alterações na razão social, no regime tributário, no status fiscal, e outras mais.

Os datasets de endereços sempre trouxeram no retorno as informações de latitude e longitude associadas com o endereço, que viemos preenchendo ao longo do tempo. Agora, todos os endereços possuem a informação de latitude e longitude associada, mesmo os de empresas recém-constituídas, e essas informações são atualizadas continuamente para refletir as melhorias que ocorrem no mapeamento de coordenadas ao longo do tempo, bem como as mudanças nas bases de endereçamento postal.

Os datasets de KYC e Compliance (de pessoas e de empresas) contam agora com novas fontes de informações restritivas relacionadas com sanções. Foram integrados à esses datasets dados do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal de Contas da União, e de entidades sancionadas pelo Banco do Brasil.

Finalmente, nos datasets de informações de domínios e sites, foram adicionados flags que ajudam a identificar o domínio principal associado com a pessoa ou com a empresa. E, nos datasets de relacionamentos, foram adicionadas informações que explicam a origem dos dados que criaram a associação dos dados na nossa base.

 

Novos datasets:

Ao longo destes últimos dois meses, foram adicionados ao BigBoost diversos datasets relacionados com empresas e pessoas, expandindo a diversidade de informações disponíveis para consulta. Explicamos abaixo em mais detalhes os principais.

  • Probabilidade de Inadimplência e Negativação: Esse dataset é o resultado de um modelo desenvolvido pela área de pesquisa e desenvolvimento da BigDataCorp que visa estimar, a partir de informações públicas e dados alternativos, a probabilidade de uma pessoa estar inadimplente e negativada em algum dos birôs de crédito tradicionais. Ele pode ser utilizado para priorizar ou substituir consultas aos dados de crédito convencionais, ou mesmo para qualificar e segmentar populações.
  • Consulta de Processos por Contrabando: Esse dataset on-demand automatiza a consulta ao sistema COMPROT do Ministério da Fazenda, recuperando as informações referentes a qualquer processo relacionado com o contrabando de mercadorias que esteja associado à um CPF ou um CNPJ. Essa certidão complementa outras certidões em processos de comprovação de idoneidade, cadastros de fornecedores, validações de KYC e compliance, e análise regulatória.
  • Certificado de Imóvel Rural (IRT): Esse dataset on-demand complementa o dataset da Certidão PGFN, relacionada com a dívida ativa da união, fazendo de forma automática a emissão da certidão negativa de dívida de tributos relacionados com um Imóvel Rural. Além de complementar os processos de análise de KYC e compliance regulatório, esse dataset é fundamental em processos de concessão de crédito para agricultura ou produtores rurais.

 

Novos datasets de parceiros:

O programa de parcerias da BigDataCorp continua evoluindo rapidamente, e o nosso marketplace de dados traz uma série de novos conjuntos de informações, desenvolvidos por parceiros em combinação com nossas informações internas, que qualquer cliente pode utilizar para resolver seus problemas de negócios. Listamos as principais novidades abaixo.

  • Dados de Segmentação Intraurbana Geofusion: Esse dataset, desenvolvido em conjunto com a Geofusion, traz informações sobre a natureza dos endereços que estão associados com as diferentes entidades (pessoas ou empresas), indicando se a região é metropolitana ou de interior, residencial ou comercial, e assim por diante. Esses dados podem ser utilizados para segmentação, análise, ou mesmo para apoiar a construção de modelos que usem dados geográficos como parte de seus parâmetros de entrada.
  • Dados Sociodemográficos e Econômicos Geofusion: Esse dataset, também desenvolvido em conjunto com a Geofusion, traz informações sóciodemográficas e econômicas derivadas de bases públicas (como o Censo e a PNAD, do IBGE) agrupadas no nível dos endereços associados com a entidade consultada. Ele permite um melhor entendimento das características de um indivíduo a partir do seu entorno, e permite também uma avaliação de risco associado com uma determinada empresa a partir do potencial econômico da região onde a mesma está localizada.
  • Modelo de Estimativa de Renda Datarisk: Esse modelo, desenvolvido pela Datarisk, devolve uma estimativa de renda mensal para indivíduos, com base nas informações públicas e nos dados alternativos disponibilizados pela BigDataCorp. É retornado tanto um valor quebrado em faixas quanto um valor numérico que representa o valor mais provável para o indivíduo. Esse dado pode ser utilizado para complementar o dataset de Informações Financeiras disponível hoje no BigBoost, para apoiar processos de modelagem ou de análise de risco, ou para segmentações e qualificação de clientes.
  • Modelo de Probabilidade de Demissão Datarisk: Esse modelo, desenvolvido pela Datarisk, utiliza as informações públicas e os dados alternativos do indivíduo e da empresa com a qual o mesmo está associado para calcular a probabilidade do mesmo ser demitido do seu emprego atual. São consideradas tanto características pessoais (como o histórico de empregos e a escolaridade) quanto características do mercado (como o risco de fechamento da empresa ou de contração econômica) para o cálculo da probabilidade. O modelo pode ser utilizado em qualquer processo de análise de risco ou qualificação de indivíduos, ou como um complemento aos Dados Profissionais já disponibilizados hoje no BigBoost.
  • Modelo de Crédito PJ Datarisk: Esse modelo, também desenvolvido pela Datarisk, tem como objetivo calcular um score que representa o risco de inadimplência de uma empresa com relação a um novo compromisso financeiro. Foi totalmente desenvolvido com base em dados públicos e dados alternativos das próprias empresas e dos indivíduos relacionados com as mesmas. Pode ser utilizado como um complemento – ou mesmo como um substituto – dos modelos de crédito tradicionais em qualquer processo de análise ou política.

 

 

O BigBoost não para de melhorar. Descubra tudo que a maior plataforma de dados do Brasil pode fazer por sua empresa através da documentação do produto, ou marcando uma conversa com a gente.

BigDataCorp